domingo, 21 de julho de 2013

A CULTURA DA VIOLÊNCIA

A CULTURA DA VIOLÊNCIA

Recebi um email no dia 14/12/2009. A mensagem dizia assim:

“Ensinamentos das MÃES DE ANTIGAMENTE:
Pra lembrar, e rir ou  chorar ao ver as coisas hoje...Coisas que nossas mães diziam e faziam....Era uma forma, hoje condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com a gente e por isso não saímos seqüestrando a namorada, nem matando os outros por ai.
Minha mãe ensinou a VALORIZAR O SORRISO...
ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!
Minha mãe me ensinou a RETIDÃO.
EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!
Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS..
SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!
Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA..-.
PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?
Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO...
CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!
Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO...
FECHA A BOCA E COME!
Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO...
ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!
Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA...
CALMA!... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ...
Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS...
OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!
Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO...
SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!
Minha Mãe me ensinou MEDICINA...
PÁRA DE FICAR VESGO MENINO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE.
Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL...
SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ
Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA...
VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!
Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES...
TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?
Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE...
QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER.
Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA...
UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO ELES FAÇAM PRÁ VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!
Minha mãe me ensinou RELIGIÃO...
MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!
Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ...
SE RABISCAR DE NOVO, EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!
Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO.-..
OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!
Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO..-.
VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!
Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOQUO...
NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO?
Minha mãe me ensinou a SER OBJETIVO....
EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!
Minha mãe me ensinou a ESCUTAR ...
SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!
Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS...
SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO, VOCÊ JÁ SABE!...
Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA...
AJUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!
Minha mãe me ensinou os NÚMEROS...
VOU CONTAR  ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!

Brigadão Mãe !!! Hehee..

 Hoje... vá dizer ao menos uma destas coisas que o pivete pega o celular e liga pro 190...
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”(Autor desconhecido)
--

O conteúdo desta mensagem remete exatamente ao tema que acabo de concluir, dando respostas as minhas hipóteses de dois anos de pesquisa. Vejo que a violência doméstica contra a criança é uma construção cultural que é repassada por gerações e legitimada até por aqueles que foram vítimas. O sujeito que sofre esse tipo de violência, em muitos casos, não se dá conta de que esses ensinamentos movimentam a ideologia do medo. Quem aprendeu com suas mães a negligenciar, denegrir, agredir, violar, ameaçar, aterrorizar, apreendeu que o domínio do mais forte sobre o mais fraco, é legítimo. Aprendeu a tornar aceitável a ordem vigente em que alguns que tem muito poder, podem oprimir outros que possuem pouco poder, assim sucessivamente. Aprendeu transformar pessoas em coisas. Aprendeu que pisada de galinha não machuca pinto[1]. Sem pensar que este dito popular é uma forma de negar ao ser humano, a humanidade, ao ser racional a racionalidade – tanto o que pisa como o que é pisado sofre da mesma amnésia – se esquecem que são pessoas.  A mãe que ameaça que intimida que negligencia que denigre, que oprime, ensina às suas vítimas, serem violentas em nome do amor. Aqueles que seqüestram namoradas, batem em suas mulheres, saem matando os outros por ai,  como foi apontado no email que recebi, têm arraigado em sua cultura esses ideais de força, domínio, poder e cultuam esses valores em detrimento do amor, respeito, afeto, admiração, carinho. Demonstram fraqueza e não força e tentam compensar seus fracassos sobre os outros. Fromm (1970), explicou que esse tipo de violência é a essência do sadismo que é o impulso que uma pessoa tem, de provocar dor ao outro, humilhar, escravizar, fazer sofrer. A meta do sadismo é transformar o homem em coisa. A família que pratica a violência física ou psicológica aos seus membros, não impede de forma alguma que seus filhos venham cometer atos violentos. Ao contrário, transmite incutido em suas ações, o gérmen da violência. Aqueles que no seio familiar recebem esses ensinamentos passivamente, não tendo oportunidade de refletir sobre isso, irão reproduzir para os seus descendentes a mesma ideologia perversa que tem tornado o mundo tão cruel. A violência doméstica é viciosa e transmissível. É um mal que se propaga nas relações familiares e, fora da família, no mundo do trabalho, da escola e nas construções que acontecem na vida de cada individuo. A cultura que dá alma à civilização e que precisa ser propagada, não é a cultura da violência, mas, sim a cultura da paz.




[1] Dito popular- tradição oral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CLAUDIA REGINA LEMES: Gravação caseira - música popular

CLAUDIA REGINA LEMES: Gravação caseira - música popular