domingo, 21 de julho de 2013

Particularidades da Ead:

Particularidades da Ead: Tutor Presencial na promoção da interatividade e a colaboração entre os alunos
Claudia Regina Lemes - 2010
O uso da informática educacional trouxe novas possibilidades à escola e é hoje um dos principais suportes para o ensino a distancia. A Ead, marcada pelo uso de novas tecnologias, traz desafios para todos envolvidos em seu processo, já que como atividade educacional, envolve além dos alunos, vários profissionais:
O professor é o condutor dos processos, porém, divide a docência com vários profissionais (pedagogo, designer instrucional, equipes técnicas, tutores virtuais e presenciais) objetivando encontrar os melhores caminhos para uma comunicação efetiva com os alunos. (LIMA E DAL-FORNO, 2010 p.01).
Mediada pelo uso de vários materiais de apoio, como textos, gravações de áudio, vídeo integrados a proposta didática, abre novos cenários, na educação. Nestes cenários, as tecnologias estão sempre presentes. Portanto, existe-se que os docentes e alunos que atuarão em um curso a distancia, tenham posturas adequadas ao uso da tecnologia e do processo de ensino/aprendizagem, como veremos no decorrer deste texto.
É necessário um bom conhecimento da infra-estrutura técnica-administrativa e pedagógica, a todos os envolvidos em um curso em Ead. O tutor precisa ter competências e habilidades na administração do tempo e o compromisso e risco de sua tarefa, pode ocorrer pela perda de oportunidade em oferecer uma resposta específica à um questionamento do aluno permitindo uma compreensão errônea ou parcial de um determinado tema ou conceito. O conhecimento do tutor, para Machado E Machado (2004), não é diferente do que precisa ter um bom professor. O tutor precisa entender a estrutura do que ensina, seus conceitos e idéias produtoras de conhecimentos, assim como ter sempre atualizada, sua formação teórica didático-pedagógica de preferência nos espaços virtuais. Na Ead, as fontes de informações são muitas e acionam diferentes sentidos e percepções: “[...] uma gama heterogênea de fontes de informação e de linguagens que falam aos diferentes sentidos e percepções (visual, auditivo, sinestésico, intuitivo, cognitivo)” (LIMA E DAL-FORNO, 2010), o que é positivo, pois,  experiências objetivas e subjetivas são utilizadas como suporte no processo e a mediação por tecnologia traz necessariamente, um novo potencial de autonomia dos indivíduos sobre o seu processo de ensino/aprendizagem. Ao docente, nesta modalidade de ensino, exige-se a superação de uma postura de educação bancária, como aquela criticada, por Freire, pois a interação é a parte mais importante do processo e a comunicação parte do diálogo e parceria cognitiva em diversas linguagens. Silva, (1998), mantém presente que a interação é um conceito de comunicação que tem servido à informática, mas, para que realmente haja a interação, é necessário que seja revisto, algumas situações de comunicação unilaterais que se dizem interativas:

Assim, parece claramente que o esquema clássico da informação, que se baseava numa ligação unilateral emissor-mensagem-receptor, se acha mal colocado em situação de interatividade. (SILVA, 1998, p.01).
 Os tutores da atualidade são novos atores que surgem como uma necessidade educativa, nos espaços da Educação a Distancia. Especificamente os tutores presenciais, que são aqueles que vão ter contato direto com o aluno, apesar de não participarem da elaboração do conteúdo a ser ministrado, precisam conhecer o projeto político pedagógico do curso, conhecer seus alunos e ter contato mais direto, o que extrapola os muros do ensino tradicional, segundo Cortinhas (2010). A mesma autora ainda acrescenta que não existe uma referência teórica consolidada ou uma definição de tutoria presencial que abarque a amplitude desta atividade, pois foi uma atividade que surgiu antes de ser elaborada. Portanto, podemos entender que a tutoria presencial é uma atividade em construção, uma necessidade nos processos de educacionais atuais, em cujo saberes e necessidades estão sendo pensados e elaborados, conforme novas demandas que vão surgindo no cenário educacional e para formação do indivíduo contemporâneo.
É necessário ter presente que os saberes fundamentais necessários a uma educação que se quer transformadora, prevê a coerência, entre sua intencionalidade e a prática de formação de educadores, para atuar neste modelo educacional. Na Ead, os aspectos sócio-culturais tomam um novo ânimo, proporcionando acesso à diversidade e, o processo ensino/aprendizagem se dá por meio de interações de todos os sujeitos envolvidos, integrados a diferentes mídias e em uma dimensão de tempo e espaço diferenciada em que a reflexão sobre a concepção de educação e sobre o sujeito que se pretende formar precisam estar permanente processo de discussão e estudo. O tutor precisa ser mais do que o profissional que domina o uso das tecnologias, precisa ser alguém que se remete ao humano, à formação, à concepção de educação que transforma. Precisa ser um profissional que tenha a capacidade de refletir, compreender e interagir, mediados por tecnologias ou não, e que desta interação, se construa saberes em uma comunidade participativa para a formação de pessoas capazes de atuar na complexidade do mundo atual.

Referências Bibliográficas
CARVALHO, Jaciara de Sá. Comunidades virtuais de aprendizagem em busca de uma definição, In: Seminário de Estudos em Epistemologia e Didática, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2º semestre de 2007. Acesso em 05 de dezembro de 2010.
CORTINHAS, Maristela Sobral. Tutoria Presencial De Pólo De Apoio Em Ead: Um
Diferencial Para Educação A Distância- UNOPAR, 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/326_180.pdf.
LIMA,Valéria Sperduti, E DAL-FORNO, Josiane. Comunidades virtuais de aprendizagem: em busca de uma definição. UFSCAR –VIRTUAL-Ambiente Moodle de aprendizagem, 2010.
MACHADO, Liliana Dias E MACHADO Elian de Castro. O papel da tutoria em ambientes de ead, 2004, Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm.
SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa: A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/272/boltec272e.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2010.







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