Particularidades
da Ead: Tutor Presencial na promoção da interatividade
e a colaboração entre os alunos
Claudia Regina
Lemes - 2010
O
uso da informática educacional trouxe novas possibilidades à escola e é hoje um
dos principais suportes para o ensino a distancia. A Ead, marcada pelo uso de
novas tecnologias, traz desafios para todos envolvidos em seu processo, já que
como atividade educacional, envolve além dos alunos, vários profissionais:
O professor é o
condutor dos processos, porém, divide a docência com vários profissionais
(pedagogo, designer instrucional, equipes técnicas, tutores virtuais e
presenciais) objetivando encontrar os melhores caminhos para uma comunicação
efetiva com os alunos. (LIMA E DAL-FORNO, 2010 p.01).
Mediada
pelo uso de vários materiais de apoio, como textos, gravações de áudio, vídeo integrados
a proposta didática, abre novos cenários, na educação. Nestes cenários, as tecnologias
estão sempre presentes. Portanto, existe-se que os docentes e alunos que
atuarão em um curso a distancia, tenham posturas adequadas ao uso da tecnologia
e do processo de ensino/aprendizagem, como veremos no decorrer deste texto.
É
necessário um bom conhecimento da infra-estrutura técnica-administrativa e
pedagógica, a todos os envolvidos em um curso em Ead. O tutor precisa ter
competências e habilidades na administração do tempo e o compromisso e risco de
sua tarefa, pode ocorrer pela perda de oportunidade em oferecer uma resposta
específica à um questionamento do aluno permitindo uma compreensão errônea ou
parcial de um determinado tema ou conceito. O conhecimento do
tutor, para Machado E Machado (2004), não é diferente
do que precisa ter um bom professor. O tutor precisa entender a estrutura do
que ensina, seus conceitos e idéias produtoras de conhecimentos, assim como ter
sempre atualizada, sua formação teórica didático-pedagógica de preferência nos
espaços virtuais. Na Ead, as fontes de informações são muitas e acionam
diferentes sentidos e percepções: “[...] uma gama heterogênea de fontes de
informação e de linguagens que falam aos diferentes sentidos e percepções
(visual, auditivo, sinestésico, intuitivo, cognitivo)” (LIMA E DAL-FORNO,
2010), o que é positivo, pois,
experiências objetivas e subjetivas são utilizadas como suporte no
processo e a mediação por tecnologia traz necessariamente, um novo potencial de
autonomia dos indivíduos sobre o seu processo de ensino/aprendizagem. Ao
docente, nesta modalidade de ensino, exige-se a superação de uma postura de
educação bancária, como aquela criticada, por Freire, pois a interação é a
parte mais importante do processo e a comunicação parte do diálogo e parceria
cognitiva em diversas linguagens. Silva,
(1998), mantém presente que a interação é um conceito de comunicação que
tem servido à informática, mas, para que realmente haja a interação, é
necessário que seja revisto, algumas situações de comunicação unilaterais que
se dizem interativas:
Assim, parece claramente que o esquema clássico da
informação, que se baseava numa ligação unilateral emissor-mensagem-receptor,
se acha mal colocado em situação de interatividade. (SILVA, 1998,
p.01).
Os tutores da atualidade são novos atores que
surgem como uma necessidade educativa, nos espaços da Educação a Distancia.
Especificamente os tutores presenciais, que são aqueles que vão ter contato
direto com o aluno, apesar de não participarem da elaboração do conteúdo a ser
ministrado, precisam conhecer o projeto político pedagógico do curso, conhecer
seus alunos e ter contato mais direto, o que extrapola os muros do ensino tradicional,
segundo Cortinhas (2010). A mesma autora ainda acrescenta que não existe uma
referência teórica consolidada ou uma definição de tutoria presencial que
abarque a amplitude desta atividade, pois foi uma atividade que surgiu antes de
ser elaborada. Portanto, podemos entender que a tutoria presencial é uma
atividade em construção, uma necessidade nos processos de educacionais atuais, em
cujo saberes e necessidades estão sendo pensados e elaborados, conforme novas
demandas que vão surgindo no cenário educacional e para formação do indivíduo
contemporâneo.
É necessário ter
presente que os saberes fundamentais necessários a
uma educação que se quer transformadora, prevê a coerência, entre sua
intencionalidade e a prática de formação de educadores, para atuar neste modelo
educacional. Na Ead, os aspectos sócio-culturais tomam um novo ânimo,
proporcionando acesso à diversidade e, o processo ensino/aprendizagem se dá por
meio de interações de todos os sujeitos envolvidos, integrados a diferentes
mídias e em uma dimensão de tempo e espaço diferenciada em que a reflexão sobre
a concepção de educação e sobre o sujeito que se pretende formar precisam estar
permanente processo de discussão e estudo. O tutor precisa ser mais do que o
profissional que domina o uso das tecnologias, precisa ser alguém que se remete
ao humano, à formação, à concepção de educação que transforma. Precisa ser um
profissional que tenha a capacidade de refletir, compreender e interagir,
mediados por tecnologias ou não, e que desta interação, se construa saberes em
uma comunidade participativa para a formação de pessoas capazes de atuar na
complexidade do mundo atual.
Referências Bibliográficas
CARVALHO, Jaciara de Sá. Comunidades
virtuais de aprendizagem em busca de uma definição, In: Seminário de
Estudos em Epistemologia e Didática, Faculdade de Educação da Universidade de
São Paulo, 2º semestre de 2007. Acesso em 05 de dezembro de 2010.
CORTINHAS,
Maristela Sobral. Tutoria Presencial De Pólo De Apoio Em Ead: Um
Diferencial
Para Educação A Distância- UNOPAR, 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/326_180.pdf.
LIMA,Valéria
Sperduti, E DAL-FORNO, Josiane. Comunidades
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MACHADO, Liliana Dias E MACHADO Elian de Castro. O papel da tutoria em ambientes de ead,
2004, Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm.
SILVA,
Marco. Sala de Aula Interativa: A
Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a
Cidadania. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/272/boltec272e.htm. Acesso em 05 de dezembro
de 2010.
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